Curiosidades sobre o Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil (Bacen) foi criado em 1964 com o objetivo principal de garantir a estabilidade econômica e controlar a inflação. É responsável por emitir a moeda nacional, o real, e definir a taxa de juros (Selic), que influencia a economia do país.

Além disso, o Bacen regula o sistema financeiro e supervisiona as instituições bancárias, isso inclui bancos (múltiplos, comerciais, de investimento, etc.), cooperativas de crédito, financeiras (sociedades de crédito, financiamento e investimento), corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, instituições de pagamento, administradoras de consórcio, entre outras.

Para manter a saúde do setor, em 2023, o Banco Central conquistou maior independência do governo, com a nomeação de seu presidente e diretores sem possibilidade de demissão sem justificativa.

O Bacen também administra as reservas internacionais do Brasil, fundamentais para proteger a economia em tempos de crise. Atualmente, está desenvolvendo o “real digital”, uma versão digital da moeda, para modernizar o sistema financeiro.

Sua missão é controlar a política monetária e preservar o poder de compra da moeda, seguindo as diretrizes econômicas estabelecidas pelo governo.